Iniciando o ano letivo de 2012, os alunos dos sextos anos realizaram algumas atividades pendentes, referente a “Estrutura interna da Terra”, o qual faz parte do Currículo de Ciências do quinto ano/quarto bimestre.
Dentre as atividades, com o intuito de consolidar os saberes referente a essa situação de aprendizagem, desenvolvemos alguns trabalhos práticos que incluíram a confecção de vulcões e sismógrafos.
As atividades práticas desenvolvem habilidades e desperta o interesse por essa ciência de forma dinâmica e prazerosa. Dessa forma, os vulcões foram construídos pelos alunos, com os mais diversos materiais dentre eles: argila, cimento e barro. Para simular o material pastoso (lava) utilizaram corantes, bicarbonato de sódio e vinagre. Os trabalhos foram apresentados pelos alunos com explicações detalhadas de sua confecção e funcionamento.
Segundo artigo da Folha online 05/06/2003, intitulado: Saiba como funcionam por dentro os vulcões disponível em: http://pre-vestibular.arteblog.com.br/33548/VULCOES/, com acesso em: 04/03/2012, os vulcões consiste em uma fissura na crosta terrestre, o qual funcionam como válvulas de escape do magma (rochas fundidas), que se encontram em altíssima pressão e elevadas temperaturas. Normalmente os vulcões localizam-se nas margens de enormes placas tectônicas e são classificados de acordo com o tipo de erupção.
Veja abaixo fotos do trabalho realizado em sala de aula com os alunos dos sextos anos na escola Maria do Carmo de Godoy Ramos em Serra Negra-SP .
Me. José Luis Brolezzi
Professor de ciências
Professor José Luis Brolezzi - 6ª série A e B
Professora Rosana Vido - 6ª série C
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