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Astronomia: Escola/Comunidade

quinta-feira, 5 de abril de 2012 0 comentários
O Currículo do Estado de São Paulo aborda a temática Terra e Universo no decorrer do Ensino Fundamental proporcionando ao aluno, reconhecer as características e estrutura da Terra, os elementos astronômicos visíveis e a nossa vizinhança cósmica.
Nesse sentido, de acordo com o Currículo de Ciências do Estado de São Paulo, a sala de aula é um local de encontros de saberes, a escola se torna uma Instituição que aprende e compartilha saberes, pois o currículo é espaço de cultura e objetiva promover a aprendizagem.

Aprender é compreender, transformar e agir e, para isso, estabelecer relações significativas entre o novo e aquilo que já se sabe é condição indispensável, levando em conta outras variáveis, como as afetivas e sociais. As atividades em sala de aula contribuem, assim, para o desenvolvimento dos jovens cidadãos, tornando-os mais sensíveis e criativos. (CURRICULO DO ESTADO DE SÃO PAULO, p. 32).

As atividades realizadas nas aulas de ciências da Escola Estadual Maria do Carmo de Godoy Ramos em Serra Negra-SP, utilizou-se de  diversas ferramentas e modelos para o estudo da temática Terra e Universo. Dentre as atividades realizadas, destacamos a construção de bússolas, observação de experimento simulador das fases da Lua, estudo de constelações utilizando um estrelário feito com guarda-chuva, construção de modelos representativos em escalas de tamanhos e distâncias dos astros de nosso sistema solar, observações noturnas do céu com uso de luneta, onde pudemos observar as crateras e montanhas Lunares, o planeta Vênus e Marte, além de algumas constelações ocidentais (Órion, Cruzeiro do Sul, Cão Maior, Touro, glomerado das Plêiades) e a constelação indígena (Índios Guaranis de São Paulo) do Homem Velho. Também utilizamos o software Stellarium, com objetivo de simular os movimentos do céu, destacando a movimentação dos astros, suas trajetórias e visibilidade na relação com as ocorrências reais de movimento da esfera celeste.
A escola em questão se localiza no limite entre o urbano/rural, sendo que muito dos alunos provem de regiões rurais, cujas atividades agrícolas fazem parte de seu cotidiano. Nesse sentido,  o uso de elementos astronômicos permeiam os saberes e fazeres dessa comunidade e se encontram na sala de aula com outros sentidos e olhares.
Gostaria de destacar que não se trata de substituir a astronomia científica pela astronomia de uso, praticada pelos agricultores, mas sim, conhecer outros usos dos elementos celestes, principalmente relacionados à observação de fenômenos e sua relação na lavoura como o plantio/poda/colheita.
Dessa forma, a escola deixa de ser uma Instituição que produz e retém o saber, para se tornar uma Instituição que compartilha saberes com a comunidade, evidenciando outros saberes presentes no cotidiano dos alunos e relacionando-os com o saber escolar, de forma a fazer sentido o que torna a aprendizagem mais significativa, despertando o interesse e proporcionando o desenvolvimento cognitivo.
  Abaixo, algumas fotos das atividades realizadas com alunos das 6ªséries - 7º anos durante as aulas de ciências.












Ms. José Luis Brolezzi
Professor de Ciências

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