O
estudo da constituição, interação e transformação dos materiais proposto para
as 8ª séries/9º anos foi desenvolvido por meio de experimentos e modelos, onde submetemos diversos materiais a ações de
força, pressão e interação com a luz.
De
acordo com o Currículo do Estado de São Paulo, as ciências proporcionam a todos
uma bela visão do mundo natural, seja ela nas propriedades dos materiais, na
beleza da genética ou na evolução do Universo:
[...] as ciências descortinam uma bela visão do mundo natural, ao revelar a periodicidade das propriedades dos elementos químicos, ao mergulhar nos detalhes moleculares da base genética da vida e ao investigar a origem e a evolução das espécies vivas da Terra ou do Universo como um todo. (CURRICULO DO ESTADO DE SÃO PAULO, p. 25)
Retirar
esse véu que recobre os mistérios do comportamento dos materiais que constituem
os mais diversos objetos presente em nosso cotidiano, e vislumbrar a beleza
microscópica das partículas que os constituem, mesmo que por meio de modelos,
torna a ciência mais fascinante e simples, capaz de ser compreendida e aplicada
de forma a buscar qualidade de vida e preservação ambiental.
O estudo
das propriedades dos materiais desenvolvido nas aulas de ciências nas
8ªséries/9ºanos da Escola Estadual Maria do Carmo de Godoy Ramos-SP, seguiu o
caminho que busca tornar a aprendizagem de temas complexos e abstratos, em
simples e visível.
Utilizando
bolinhas de isopor de diferentes tamanhos, pudemos perceber a constituição, a
interação e as transformações dos materiais de forma concreta. A partir da
compreensão de tais conceitos, outros como: ponto
de fusão, ponto de ebulição e densidade, se tornaram menos abstratos, e os
alunos puderam por de roteiros de experimentação, manipular balanças,
termômetros, provetas, densimetros, além de realizarem cálculos e vislumbrar
matematicamente as propriedades dos materiais em estudo.
Nesse
sentido, o trabalho que envolve atividades onde o anulo manipula objetos e
equipamentos, os movem na busca de soluções que atinjam um objetivo final, e
dessa forma, a participação do aluno se torna mais autônoma, seja ela nos
trabalhos individuais ou em grupos, pois os mesmos tomam decisões criticam resultados
com os colegas, promovendo a aprendizagem.
Abaixo,
podemos conferir algumas fotos dos trabalhos realizados pelo professor e pelos
alunos, que revelam um pouco da prática que envolve o processo de aprendizagem.
Ms. José
Luis Brolezzi
Professor de Ciências
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