ACESSE PELA MATÉRIA ESCOLAR...
Português | Matemática | História | Geografia | Ciências | Inglês | Arte | Ed. Física | Física | Química | Biologia | Sociologia | Filosofia |

Propriedades dos materiais 8ª séries/9º anos

segunda-feira, 9 de abril de 2012 0 comentários
            Estudar a constituição dos materiais não é tarefa tão fácil até mesmo para os físicos com seus laboratórios e equipamentos sofisticados. Em sala de aula então, tais estudos se tornam tão abstratos e de difícil compreensão que necessitamos driblar tal dificuldade com uma pitada de criatividade.
            O estudo da constituição, interação e transformação dos materiais proposto para as 8ª séries/9º anos foi desenvolvido por meio de experimentos e modelos, onde  submetemos diversos materiais a ações de força, pressão e interação com a luz.
            De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo, as ciências proporcionam a todos uma bela visão do mundo natural, seja ela nas propriedades dos materiais, na beleza da genética ou na evolução do Universo:

[...] as ciências descortinam uma bela visão do mundo natural, ao revelar a periodicidade das propriedades dos elementos químicos, ao mergulhar nos detalhes moleculares da base genética da vida e ao investigar a origem e a evolução das espécies vivas da Terra ou do Universo como um todo. (CURRICULO DO ESTADO DE SÃO PAULO, p. 25)

Retirar esse véu que recobre os mistérios do comportamento dos materiais que constituem os mais diversos objetos presente em nosso cotidiano, e vislumbrar a beleza microscópica das partículas que os constituem, mesmo que por meio de modelos, torna a ciência mais fascinante e simples, capaz de ser compreendida e aplicada de forma a buscar qualidade de vida e preservação ambiental.
O estudo das propriedades dos materiais desenvolvido nas aulas de ciências nas 8ªséries/9ºanos da Escola Estadual Maria do Carmo de Godoy Ramos-SP, seguiu o caminho que busca tornar a aprendizagem de temas complexos e abstratos, em simples e visível.
Utilizando bolinhas de isopor de diferentes tamanhos, pudemos perceber a constituição, a interação e as transformações dos materiais de forma concreta. A partir da compreensão de tais conceitos, outros como: ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade, se tornaram menos abstratos, e os alunos puderam por de roteiros de experimentação, manipular balanças, termômetros, provetas, densimetros, além de realizarem cálculos e vislumbrar matematicamente as propriedades dos materiais em estudo.
Nesse sentido, o trabalho que envolve atividades onde o anulo manipula objetos e equipamentos, os movem na busca de soluções que atinjam um objetivo final, e dessa forma, a participação do aluno se torna mais autônoma, seja ela nos trabalhos individuais ou em grupos, pois os mesmos tomam decisões criticam resultados com os colegas, promovendo a aprendizagem.
Abaixo, podemos conferir algumas fotos dos trabalhos realizados pelo professor e pelos alunos, que revelam um pouco da prática que envolve o processo de aprendizagem. 

Ms. José Luis Brolezzi
Professor de Ciências










0 comentários:

Postar um comentário

Além de comentar, participe do blog. Increva-se!